Função
e curva de demanda
Depois
de compreendermos a teoria do valor-utilidade, o entendimento do
comportamento do consumidor, em particular, e da demanda, no geral,
impõe-se como uma tarefa prioritária. Como é a utilidade marginal
de uma mercadoria que define seu preço e são as preferência e
necessidades dos consumidores que definem a utilidade marginal de uma
mercadoria, a análise da demanda dos consumidores e dos elementos
que a configuram são uma das pedras angulares da ciência econômica.
Através
da intuição e da observação empírica, os economistas
neoclássicos indicaram que a demanda dos consumidores responde a uma
série de variáveis. Mais obviamente, o preço de determinada
mercadoria é fundamental, bem como os preços de bens substitutos,
de bens complementares e a renda do consumidor. Como demandantes, nas
suas decisões de consumo, pesam continuamente preços e utilidades,
na prática o preço de todos os bens tem impacto na decisão de
consumo de uma mercadoria específica. Não menos importante são as
preferências dos consumidores, que se transformam ao longo do tempo.
Matematicamente,
ao gosto dos economistas neoclássicos, poderíamos definir a
quantidade demandada de uma mercadoria (Qd) como uma função de seu
preço (P), dos preços de outras mercadorias (P1, P2... Pn), da
renda (R) e dos gostos e preferências dos consumidores (G). Assim,
temos que
Qd
= F (P, P1, P2..., Pn, R, G)
Mas
como cada variável afeta a quantidade demandada? Aqui temos um
problema para cuja solução os economistas desenvolveram um
artifício: a hipótese ceteris paribus. Com o objetivo de avaliar o
impacto da variação de apenas um item na quantidade demandada,
supõe-se que todas as outras variáveis permaneçam constantes.
Assim, supondo que permanecem constantes os preços de todas as
outras mercadorias, a renda e as preferências dos consumidores,
podemos avaliar o impacto das mudanças do preço na demanda pela
mercadoria. Temos, então, uma curva negativamente inclinada.
Ceteris
paribus
Ceteris
Paribus é uma expressão em Latim que significa tudo o mais
constante. Quando estamos estudando o comportamento do consumidor
diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudo continua
o mesmo: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade
do produto. Fazemos isso, pois somente desta forma teremos a real
dimensão da quantidade demandada diante de diferentes preços.
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