A
sensibilidade que a demanda de cada produto tem em relação ao seu
preço ou à renda do consumidor é chamada de elasticidade. O
conceito de elasticidade é uma informação bastante útil tanto
para as empresas se posicionarem quanto aos aumentos/reduções de
seus preços, quanto para a administração pública.
A
elasticidade-preço da oferta é útil para verificar o quão
sensível o fornecimento de um bem apresenta-se diante de uma mudança
de preço: quanto maior a elasticidade-preço, os produtores e
vendedores mais sensíveis estão às mudanças de preço. Um cenário
de elasticidade-preço elevado sugere que quando o preço de um
determinado bem sobe, os vendedores irão fornecer uma quantidade bem
menor do bem que produzem; quando o preço do mesmo bem cai, os
vendedores passarão a ofertar quantidades bastantes superiores do
mesmo bem. Se a elasticidade-preço for muito baixa, a situação
será exatamente oposta, ou seja, que as mudanças nos preços
exercem pouca influência sobre a oferta.
Existem
3 maneiras das variáveis serem apresentadas de acordo com seu
comportamento, sendo elas:
1
- oferta unitária - a elasticidade-preço da oferta unitária (igual
a 1) quando a uma variação de 1% no preço, corresponde a uma
variação de 1% na quantidade oferecida.
2
- oferta rígida - ocorre oferta rígida quando a uma variação de
1% no preço corresponde uma variação inferior a 1% na quantidade
oferecida.
3
- oferta elástica - verifica-se uma situação de oferta elástica
quando a uma variação de 1% no preço correspondente a uma variação
superior a 1% na quantidade oferecida.
Simplificando,
isso significa que, respectivamente:
1
- EPO = 1, ou seja, é unitária
2
- EPO < 1, ou seja, é rígida ou inelástica
3
- EPO > 1, ou seja, é elástica
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