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quarta-feira, 19 de novembro de 2014

18 - Definição de elasticidade cruzada da demanda, bens substitutos e bens complementares;

Elasticidade Cruzada da Demanda
A elasticidade cruzada da demanda mede a variação percentual na quantidade demanda de um bem dado uma variação percentual no preço de outro bem substituto. Por exemplo, de quanto seria o aumento na quantidade demandada de margarina se houvesse um aumento no preço da manteiga.
Efeitos da elasticidade do bem sobre gastos do consumidor:
No caso da demanda:
Gastos do consumidor = Px Qx
Receita do produtor = Px Qx
Se Edx px > 1 (elástico)à De Px aumentar à Gastos (receita) reduzem
Se Edx px < 1 (inelástico)à De Px aumentar à Gastos (receita) aumentam
Da oferta do bem X, sabe-se que:
Sx = F (Px, Pz, Py, Pw, ............., preço dos fatores de produção)
Então:
E sx px = (ΔQx/Qx) /(ΔPx/Px) elasticidade-preço da demanda;
E Sx px = (Δ Qx/Qx) / (ΔPx/Px) elasticidade preço da oferta
Se E Sx px > 1, oferta elástica
Se E Sx px < 1, oferta inelástica
Abaixo demonstraremos um cálculo de elasticidade cruzada.
PERÍODO
PREÇO MANTEIGA
DEMANDA POR MARGARINA
JAN/2011
R$10,00
480
FEV/2011
R$10,50
500
Aplicando-se a fórmula:
Entendendo o resultado: para cada variação percentual de 1% no preço da manteiga, a quantidade demanda por margarina aumentará em 0,83%. Por serem bens substitutos é de esperar que o aumento do preço de um produto gere aumento da demanda de seu concorrente. Repare que o resultado apresentado não se pode inferir em quanto reduziu a demanda por manteiga, que pode ou não ter sido de 0,83%. Apenas podemos afirmar que a demanda por margarina deve aumentar em 0,83% para cada 1% de aumento no preço da manteiga. Os consumidores podem ter migrado para outros substitutos que não a margarina, podem ter migrado para a nata, o requeijão, a maionese...

Caso os bens fossem complementares, e não substitutos, é esperado que a elasticidade cruzada da demanda entre eles seja negativa e não positiva como no exemplo apresentado. Vejamos o caso do café e o açúcar. É de se esperar que um aumento das vendas de café gere um aumento no consumo de açúcar. Então um aumento no preço do café, gerará uma redução na demanda por café e consequentemente uma redução na demanda por açúcar.

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