300 x 250 Ad Space

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vida Universitária: Bolsas de Estudo – parte 1




Hoje vamos falar sobre algumas Bolsas de Estudo oferecidas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mais especificamente sobre aquelas que podem ser obtidas desde o início da graduação e são voltadas a ajudar o aluno a se manter na Universidade. Então você, que quer cursar uma faculdade, mas tem dúvidas e não sabe como conseguir se manter neste período, saiba que existem várias oportunidades:

1.    Bolsa Permanência MEC

Esse tipo de bolsa é voltado aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, aqueles que, por razões financeiras, podem ter dificuldade de se manter e concluir o curso de graduação. Uma vantagem desta bolsa é que ela é cumulativa a outras modalidades de bolsas acadêmicas, então o aluno que estiver inscrito neste programa poderá também receber outros tipos de bolsa oferecidos pela Universidade.
Os pré-requisitos deste programa:
I – possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;
II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;
III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
IV – ter assinado Termo de Compromisso;
IV – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.
Além disso, o Programa prioriza os indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso.

Como funciona na prática:

O aluno interessado deve se dirigir à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) para preenchimento do Cadastro Sócio-Econômico. Para esta Bolsa é imprescindível ter o Cadastro aprovado.
Após o preenchimento do Cadastro e apresentação dos documentos exigidos, que incluirão os documentos pessoais do estudante e comprovação da renda familiar, o aluno receberá uma pontuação. Esta pontuação definirá a sua colocação dentre os inscritos ao programa.
O valor da bolsa é de R$400,00, podendo chegar até o dobro deste valor no caso de estudantes indígenas e quilombolas.

Para mais informações acesse: http://permanencia.mec.gov.br/

2.    Bolsa Estudantil UFSC

Esta bolsa também voltada para os estudantes em vulnerabilidade social, oferece auxílio de R$522,00 mensais e dispõe de 70 vagas (para o segundo semestre de 2014).
Para concorrer a esta bolsa o estudante deve cumprir os requisitos:

- Ter o cadastro Sócio-Economico devidamente preenchido e validado pela PRAE.
- Cumprir a carga mínima semana estabelecida pelo curso.
- Estar com todos os dados atualizados no sistema de Cadastro da Graduação (CAGR)

Os estudantes serão contemplados com este auxílio de acordo com a sua pontuação no cadastro sócio-economico.

3.    Moradia Estudantil

A UFSC conta com 153 vagas na Moradia Estudantil para auxiliar alunos com dificuldades financeiras cujas famílias e cidades de origem estejam distantes da Universidade.
O processo seletivo também é feito por meio de análise do Cadastro Sócio-Econômico e o controle de vagas é feito quinzenalmente, se houver abertura de vagas neste período são chamados os novos moradores de acordo com a sua pontuação no Cadastro.



No próximo post vamos falar também sobre as bolsas concedidas por desempenho acadêmico. Se você tiver dúvidas sobre as bolsas oferecidas na UFSC pode entrar em contato conosco que, na medida do possível, vamos esclarecendo.




0 comentários :

Postar um comentário