A disputa pra presidência esta bem acirrada e com debates cheios de alfinetadas e cobranças, mas o grande debate dessas eleições aconteceu por dois gigantes da economia brasileira, de um lado o atual ministro da fazenda Guido Mantega e de outro o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga. Um debate cheio de ataques e questionamento, oque não era pra menos.
Ambos reconhecem que a situação financeira do Brasil não é das melhores, com o PIB negativo por dois trimestres seguidos e inflação a dois ponto percentuais acima da meta de 4,5% estipulada pelo governo, sim esse foi o assunto que mais houve questionamento no debate, Mantega devia uma explicação para esses resultados, e claro que Fraga questionou.
Mantega admitiu que a situação é critica sim, mais sem muito pudor ele apontou os culpados por esses índices tão baixo, fatores como crise internacional e seca apareceram como principais causadores e dessa resseção. Mantega teve sua oportunidade de questionar Armínio, e claro que ele tocou na mesma ferida, Mantega afirma que o fato de a inflação esta alta é uma variável sob controle e que vai sim fechar o ano na meta dos 6%, Enquanto PSDB não conseguiu fazer isso em seu mantado, pois entregou o Brasil com inflação de 12%.
A proposta de Fraga caso o PSDB vença as eleições, é de fazer o pais crescer com transparência e viabilizar uma reformo tributaria profunda, porém não deu detalhes de como fará isso. Mantega, quer o brasil numa rota de crescimento maior, e quer continuar seus programas de concessões de infraestrutura envolvendo aeroportos, rodovias.
O governo Dilma continua para seu próximo mandato caso eleita uma politica mais social, e pretende ampliar seus programas sociais como bolsa família e minha casa minha vida, e é por conta desses programas sociais petista, que o PT se monstra forte na disputa.
Por outro lado, Aécio não se mostra tão preocupado assim com os programas sociais e sim numa politica econômica mais dinâmica e ortodoxa, algo que agrada e muito o mercado financeiro.
Apesar de ser um debate desafiador e tendo muitos pondo críticos a serem esclarecidos, os tapas trocados entre eles foram de luvas felpudas. Economia é um termo muito complexo e que fatores internos e externos tem grande influencia e dois especialista no assunto trataram com muita diplomacia o assunto.
Assista ao debate na integra no vídeo Abaixo: